EMENTA



O Curso denominado PEQUENA HISTÓRIA DA CULTURA PERNAMBUCANA, COM ÊNFASE NA REGIÃO DA MATA NORTE, tem como objetivo:  apresentar, a estudantes, professores de história e de história da cultura, e cidadãos interessados no conhecimento da sua cultura, uma visão de como vem sendo formada e moldada a cultura pernambucana ao longo da História do Brasil, mas com dois grandes vetores: 1. O período republicano e 2. A criação coletiva de grupos populares em Pernambuco, especialmente alguns da Mata Norte. 

SEVERINO VICENTE DA SILVA  é pernambucano, licenciado em Teologia e História, é Mestre e Doutor em História do Brasil pela UFPE, tem de 64 anos sendo 45 dedicados ao magistério desde o Ensino Fundamental (Rede Municipal do Recife), Médio (Rede Privada) e Ensino Superior – Instituto de Teologia do Recife (PE), Faculdade de Filosofia do Recife (PE), Escola Superior de Relações Públicas (PE), Seminário Paulo VI, (Nova Iguaçu, RJ) Universidade Veiga de Almeida (RJ) UNIRIO (RJ), UFPE (PE). Dedicado ao estudo da história da Igreja no Brasil, em sua dissertação de mestrado analisou o comportamento da Igreja Católica em relação à Primeira Guerra Mundial tomando por base o jornal A Tribuna Religiosa, órgão oficial da Arquidiocese de Olinda e Recife; sócio da Comissão de Estudos de História da Igreja na América Latina, publicou A Igreja e o controle Social nos Sertões Nordestinos (1986), e A Igreja e a Questão Agrária no Nordeste (1987), Zumbi dos Palmares (1988) todos pela Edições Paulinas; tem colaborado na coleção História das Religiões no Brasil, publicada pela UFPE. Além de artigos publicados na Revista Eclesiástica Brasileira - REB. Voltando-se para a cultura popular, publicou pela Associação Reviva: Festa de Caboclo (2005 e 2012), Maracatu Estrela de Ouro de Aliança (2008,2012), Pretinhas do Congo de Goiana (2011). Atualmente é professor Adjunto da UFPE, lotado no Departamento de História; Assessora vários Pontos de Cultura na Zona da Mata Norte de Pernambuco, especialmente o Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança, onde desenvolve o projeto de Educação Artística para a cidadania.     

Bibliografia Básica

BENJAMIN, Roberto. Cultura Pernambucana. João Pessoa: Editora Grafset, 2011.
TEIXEIRA, Francisco M. P. Pernambuco. São Paulo: Ática, 2011.
FREYRE, Gilberto. Insurgências e Ressurgências atuais: cruzamentos de sins e nãos num mundo em transição. São Paulo: Global editora, 2006.
VIEIRA, Anco Marcio Tenório. Os sertões, de Euclides da Cunha, ou de como o povo começa a ser protagonista da história brasileira  in República brasileira em debate (Bartira Ferraz Barbosa & Socorro Ferraz – Organizadoras). Recife: Editora Universitária UFPE, 2010.
VICENTE, Tâmisa Ramos. Vamos Cirandar: políticas públicas de turismo e cultura popular. Recife: Olinda: Editora Universitária UFPE; Editora Associação Reviva, 2011.
VASCONCELOS, Tamar Alessandra Talez.  A mulher no maracatu rural. Olinda, PE: Associação Reviva, 2012.
NASCIMENTO, Mariana Cunha Mesquita do. João, Manoel, Maciel Salustiano: três gerações de artistas populares recriando os folguedos de Pernambuco. Recife: Editora Associação Reviva, 2005.
SILVA, Severino Vicente da. Festa de Caboclo. Recife: Olinda: Editora Associação Reviva, 2005 e 2012.
SILVA, Severino Vicente da. Maracatu Estrela de Ouro de Aliança: a saga de uma tradição. Recife: Olinda: Editora Associação Reviva, 2008 e 2012.
SILVA, Severino Vicente da. Pretinhas de Congo de Goiana: uma nação africana na Jurema da Mata Norte. Olinda, PE: Editora Associação Reviva, 2011.
VICENTE, Ana Valéria. Maracatu Rural - o espetáculo como espaço social: um estudo sobre a valorização do popular através da imprensa e da mídia. Recife: Editora Associação Reviva, 2005.
VICENTE, Ana Valéria. Entre a ponta de pé e o calcanhar. Recife: Editora da Associação Reviva; Editora Universitária UFPE, 2009.