APRESENTAÇÃO

O Estado de Pernambuco se desdobra em cultura. Na colônia uma capitania próspera, que propiciou o desenvolvimento açucareiro. A parte Sul da Unidade Federativa é a região que compreende àquele momento de glória que a fizera ambicionar e ser invadida por diversos países europeus, enfatizando a Holanda que contribui em muito no desenvolvimento dos engenhos no nosso Estado. Mais a parte um outro lado de um Pernambuco não tão "fértil", a Zona da Mata Norte ou a Capitania de Itamaracá nunca fora tão bem cuidada como sua vizinha. Nesta região o empreendimento dos Engenhos vem chegar muito tardiamente, já fins do século XVIII, quando a Revolução Industrial transformava e Europa quebrando a engessada dinâmica feudal e ascensão do capitalismo e no Brasil a crescente implantação de indústrias açucareiras em substituição dos engenhos.

No contexto de abandono que se encontrava a capitania de Itamaracá restou à população da [atual] Mata Norte compensar a falta de desenvolvimento através das expressões que vão surgindo nessa região. Caboclinhos, Bois-bumbás, Artesãos, Maracatus, se cria aqui um Pernambuco cultural diferente das realidades opulentas constantes na Mata Sul.

Este curso pretende reforçar a identidade da cultura da nossa região bem como a Cultura de Pernambuco revisando períodos importantes da nossa história. A perspectiva cultural deste país, abarca nesse século dezenas de novos ritmos, a todo momento surgem novas expressões e esses eventos revisitam o final do século XIX; O século XX pretende nos convencer que somos um país e um estado civilizado e de certa forma tentam negar traços identitários unificados de gerações, substituindo-os por modernidades. Gratamente Pernambuco é um dos estados deste país que consegue traduzir em cultura a contribuição das três outras regiões deste planeta e constituem a massa da nossa representação.